segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

QUESTÃO DE COERÊNCIA



Você acredita que eu abdiquei de ter um diário em prol da coerência? Pois é. Desde o tempo em que lia Pato Donald e era fascinada pelo diário da Margarida, eu queria ter meu diário. E pra ter um diário, eu teria que registrar tudo. Ou não seria um diário. Seria uma farsa, qualquer coisa, menos diário.

Eu não queria isso. Na minha cabeça, ou eu fazia um diário registrando tudo, ou não teria diário. Mas seria um perigo compilar minhas inocentes revelações proibidas e alguém pegar. Enrubescia só em imaginar a cena. O que alguém poderia pensar se descobrisse que eu estava apaixonada com 12 anos de idade? E o pior! Eu nunca havia visto aquele menino antes e, com aquela idade, eu não estava nem louca de perguntar sobre ele a ninguém.


Foi em uma noite de junho. Percebi o garoto em um ensaio de quadrilha. Não era um ensaio qualquer. Era o ensaio da tradicional quadrilha dos casados. Era famosa essa quadrilha. Muita gente ia assistir, desde os ensaios. Os adultos lá de casa foram. Eu não tinha com quem ficar e me levaram. Ter que sair porque não havia com quem ficar? Fui. A contragosto, mas fui. Se naquele momento já existisse o ECA eu teria buscado meus direitos, tamanha a indignação!


Por outro lado, eu já fazia uso do "
Jogo do Contente" em situações desagradáveis. Ali, naquele meio de adultos dançando no compasso do forró, eu, totalmente fora do ritmo, procurei uma compensação. Achei! E foi bem no meio dos quadrilhantes. Um casal não havia comparecido. Um par adolescente substituía o casal faltoso, para que houvesse ensaio naquela noite. Ele era um rapazinho lindo! O primeiro menino do mundo inteiro que existiu no meu mundo. Parecia um anjo! Naquele momento, a zoada da zabumba se perdeu no som descompassado do meu coração.


Durante dias, meses, padeci uma dor própria de adultos. Não podia compartilhar sequer com minhas colegas. Nenhuma delas sinalizava que o mesmo palpitar estivesse lhe ocorrendo. Tive que me segurar. Não podia mais ter diário. Mas, valeu. Arraigou meu primeiro aprendizado sobre o significado de coerência.

3 comentários:

Unknown disse...

Amiga...lendo seu Blog vou captando as coerencias e, principalmente, as coincidencias desses historias, diria que...um tanto gemelar...rsrs. Enfim, quero te dizer da leveza de visitar esse "teu cantinho" e Parabenizá-la por toda esse pessoa linda e amiga que és. Bjs...Marclene

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

Unknown disse...

Nossa. Que bonito. Como não poderia deixar de ser.