sábado, 10 de outubro de 2009

DIA DA CRIANÇA


E eis que se aproxima mais um dia de ganhar brinquedos!!! Os abastados escolhem seus presentes e os menos favorecidos são lembrados pelas diversas instituições filantrópicas, beneficentes, clubes de serviços... Acho bacana essa ação. Poderia ser mais bacana ainda, se além dos brinquedos distribuídos no 12 de outubro, houvesse um comprometimento maior em ensinar os pais a educar os filhos nas 24 horas dos outros 364 dias.


A infância se divide em três fases (vi isso quando estudei psicologia da criança, no curso de magistério) A primeira infância vai do nascimento aos três anos e é a fase mais importante, haja vista ser o alicerce de todo o aprendizado humano. É compreensível que seja assim. Tudo nesta vida precisa de um começo sólido para crescer fortalecido: A construção de uma casa não pode ser iniciada pelo telhado. Uma árvore, hoje frondosa, foi uma pequena semente lançada em bom solo.


Ter dinheiro e pagar escola particular, comprar luxo, sem dar exemplo de cidadania não quer dizer nada. O mundo poderia ser bem melhor se houvesse mais ações para conscientizar os adultos da necessidade de bem educar suas crianças. Não estou dizendo que não existe. Estou dizendo que deveria existir mais cuidados, principalmente quando se pratica o inverso do que se ensina.


Na Bíblia Sagrada, encontramos várias passagens alusivas à importância que deve ser dada à criança; dentre elas, cito a de Provérbios 22,6:


“Habitua o menino no caminho a seguir, então não se afastará dele, quando envelhecer.”

Um comentário:

Marclene Modesto disse...

É...é assim mesmo!!! O Dia da Criança, como tantas outras datas comemorativas, se perdeu nas lojas...nos presentes...e os valores morais, espirituais, estão engavetados e, as rarissimas excessões, ensinados. Acho super bacana vc se importar em postar em postar "Reflexões"... e que não percamos a criança que existe em nós.
Bjs de Paz e Luz!