quarta-feira, 21 de outubro de 2009

SOBRE NOMES

A escolha dos nomes dos filhos na maioria das vezes é o reflexo da admiração dos pais por alguém que se destacou no esporte, na música, no cinema, na política, nas igrejas, enfim, é uma forma de homenagear um ídolo, que pode ser até o melhor amigo dos pais.

Não estou bem certa, mas parece-me que alguns católicos costumam homenagear os santos, batizando os filhos com o nome do santo do dia. Após a passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima por Petrolina, uma leva de meninas recebeu o nome de MARIA DE FÁTIMA, inclusive eu. A safra de Malan aqui foi em homenagem ao 1º Bispo da cidade, D. Antonio Maria Malan, assim como a de Avelar foi em deferência ao também Bispo, D. Avelar Brandão Vilela.

Mas, às vezes não é fácil a escolha do nome dos filhos, entre os casais. Conheci Lu, como Lu. E Lu foi Lu para mim durante muito tempo, até que fui secretária, (hoje escriba) do Pronaos Petrolina AMORC na mesma gestão em que LU assumiu o cargo de monitora e, aí, nossa comunicação passou a ser oficial. Foi quando eu necessitei saber seu nome completo para a remessa dos relatórios. Para LU? Não!!! Para Severina. Surpresa! Mas como? Simples: O pai queria que o nome dela fosse Severina dos Ramos, por causa do santo homônimo. A mãe nutria o desejo de que fosse Luzinete. Resultado: registrada como Severina e conhecida como LU.

Outra amiga me contou que a avó dela teve gêmeos no dia 27 de setembro, dia de Cosme e Damião, santos gêmeos. Nada mais “razoável” que batizar as crianças de Cosma e Damião!!! Cosma morreu bebê e Damião, sem Cosma, aproveitou um sinistro no cartório onde foi registrado e tirou outro registro com outro nome.

3 comentários:

Anônimo disse...

Amiga...mais uma postagem que nos remete a reflexão, por que MARCLENE ? bem melhor que assim seja ao longo desses 48 anos, ja pensou se meus Pais resolvem homenagear os Santos do dia- Cosme e Damião ! (segundo a Igreja Catolica, o verdadeiro dia dos Santos é a data 26/09-lei-a-se, meu aniversario!)certamente e, com todo respeito, eu teria a mesma atitude do "Cosme" referido no seu texto.
MM. Fafita....é alento para alma "passear" no teu Blog. Alias, parabéns ! A pg inicial esta linda...como tinha que ser!
Bjs.

Fátima disse...

Sossegue o espírito. Por mais que eu respeite o gosto das pessoas, acho improvável que Xuxa tivesse permitido que vc fosse registrada por COSMA!!! No mínimo, poderia ter sido DAMIANA!!

Ayla disse...

A Cosma deve ter morrido de desgosto. Já pensou??? - risos.