segunda-feira, 14 de setembro de 2009

MEU CADERNO DE EFEMÉRIDES...


Estava eu de bobeira, pensando leseira, de repente ... lembrei-me do meu caderno de efemérides. Que fim teve meu lindo caderno de efemérides? Foi do tempo que Anete Rolim era minha professora de Didática. Era lindo, organizado, bem ilustrado e minha letra era impecável porque mãinha, que era educadora, me obrigou a usar aqueles caderninhos de caligrafia.

Pensando nele (no meu lindo caderno de efemérides) fui ver no google as datas comemorativas de setembro. Menino! São tantas que tive vontade de relacionar mas desisti. Tem até dia do amante! (22 de setembro, mesmo dia em que se comemora o dia do Contador, o dia da Banana, o dia da Juventude do Brasil e o dia do Técnico Agropecuário) Perguntei-me: dia do amante affair OU amante que ama em obediência aos Dez Mandamentos da Lei de Deus? (eu, hein?) Tive que matar a curiosidade e fui ver a resposta no link: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/setembro/dia-do-amante.php.

Com certeza, essa data não estava no meu caderninho. Qual a origem desse dia? Não achei. E o objetivo? Só pode ser para menosprezar as coitadas que pensam que seu amante é um infeliz sofredor nas mãos da megera, que ele retrata a esposa, mas de quem, nem de longe, cogita se separar. Sim, porque até para se comemorar o DIA DO AMANTE, deve ser uma lástima, assim como descrito por Luis Fernando Veríssimo in Comédias da Vida Privada.

Tirando essa aberração acima, setembro é mês de datas significativas como dia 18, dia dos Símbolos Nacionais. Só que, hoje em dia, os brasileirinhos não sabem o valor desses símbolos. Mas a culpa não é deles. Lembro-me que no colégio onde recebi minha base, às quintas-feiras, Ir. Margarida Falcão nos reunia, antes de seguirmos para nossas salas, para que pudéssemos ouvir e cantar o Hino Nacional. Era um momento solene no qual, até terminar a entoação, a gente não podia nem se coçar. Por isso é que não me acostumo em ver o povo conversando ou se mexendo enquanto o Hino Nacional é executado.

Dia 21 é dia da emancipação política de Petrolina. E é dia da árvore. Nas escolas costumava-se comemorar a data reunindo os alunos para assistirem a cerimonia de plantar uma árvore nesse dia. Uma vez, mãinha, que era diretora de uma escola pública, esqueceu-se de providenciar a muda para levar e, como aqui é feriado municipal, não havia onde comprar. Então, valendo-se do seu lado prático, quebrou um galho de uma das oito goiabeiras que existiam no quintal da casa de vovô e simulou que era uma muda. Depois substituiria, mas não deixaria a data passar em branco. Só que os meninos maiores notaram que não era muda e foi muita gozação. Eu tinha oito anos e era muito ingênua (hoje sou menos). Não havia percebido a armação e fiquei com ódio daquele menino que puxou a galhofa. Onde já se viu? Minha mãe tão boa, se sacrificando para plantar uma muda de árvore e eles, descaradamente, rindo dela...

Não sou muito chegada a datas. Até gostaria de ter entusiasmo para essas comemorações, mesmo sabendo que, muitas delas, são apenas apelos de consumo. Mas poderia até dar alguns segundos de minha vida para ver de novo meu lindo caderno de efemérides...


2 comentários:

Marclene Modesto disse...

Amiga...achei o maximo esse texto, pel conhecimento de que vc teve um "Caderno de Efemérides". Mas, tambem, pela lembrança das datas comemorativas. Particularmente, adoro o mês de setembro, o inicio da primavera e o 1º decanato do signo de libra...rsrsrs..."Quando entrar Setembro,... quero ver brotar o perdão..." ... tudo muito lindo, como tem que ser. Simples assim. Parabéns pela beleza do texto ofertado. Bjs...

Unknown disse...

amiga querida,achei muito lindo,voce lembrar do caderno de efemérides!como nossa amizade vem de muitos anos,quero te dizer que o meu caderno de efemérides,está guardado comigo.e mais ainda,ele está ilustrado em algumas paginas,com sua linda caligrafia! a minha caligrafia é feia e não teve caderno de caligrafia que a consertasse,porque como voce citou: era criança ainda quando treinava nos caderninhos de caligrafia! importante a observação! quand vier á minha casa mostrarei o caderno,viu? beijo amiga.